sábado, 23 de abril de 2011

A lista de Schindler

A lista de Schindler é um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida, ótima frase para começar uma crítica, não? O filme é de longe o melhor filme de Spielberg, um clássico nato genial do começo ao final e faz com que nós coloquemos a mão na consciencia para o que foi um dos momentos mais negros da história da humanidade e que paremos para observar o quão grande esse homem foi para esses 1.100 judeus, nada comparados aos 6.000.000 mortos durante o holocausto, mas mesmo assim esse homem que deu tudo o que tinha, tudo o que podia fazer fez para salvar esses homens, mulheres, velhos e crianças que nada fizeram a esses homens que os querem matar, e os fazem.
Schindler começa contratando judeus para seus próprios benefícios e involuntariamente os salva da morte e quando percebe que ele tem o poder de salvar vidas começa a mudar de acordo com o decorrer da narrativa   e passa a ser esse grande homem do final.
De acordo com os aspectos técnicos e de atuação o filme é perfeito, o preto e branco foi uma escolha acertada que fez o filme ganhar ainda mais charme e status. Spielberg fez um trabalho tão brilhante e perfeito que não consigo me expressar em palavras, então mando isso:UAU!
O filme vai ficando melhor e melhor, melhor que esse filme para mim é quase impossível.
Nota:10

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A rede social

Acho que grande parte das pessoas que acessam o blog tem um Facebook, e todos tinham curiosidade de saber como surgiu e o que seu polemico criador-Mark zuckerberg teve de fazer para cria-lo e mante-lo, o fazendo ser a rede social de maior sucesso.Já falo, o filme é muito bom, mas um pouco superestimado.
O filme tem de grande trunfo o roteiro muito bom e também a grande atuação de Jesse Eisenberg no papel de Mark.Além disso, o filme se cria em um contexto social de nossa geração, e se cria e inova pelo tipo diferente de ser e do genio que Mark é, e das decisões erradas que tomou durante a saga de criar e fazer crescer essa mania que hoje o Facebook é.Desde seus princípios mais importantes, até a escolha do nome e do sim, ou não de ter plagiado outras redes sociais e idéias de outros estudantes de Harvard.
O filme tem maior foco em dois julgamentos: um em que dois alunos de Harvard o acusam de ter roubado suas idéias para criar o Facebook, e outro que seu amigo Eduardo(o brasileiro) o acusa de ter dissolvido suas ações e feito com que ganhasse menos do Facebook e ter diminuido sua participação nele o fazendo perder dinheiro.Existe um ponto no filme em que voce realmente sente raiva de Mark e dó de Eduardo mesmo sabendo de toda a história entre eles.
Tecnicamente o filme é muito bom, mas como já disse é supervalorizado, o mitificando um pouco, o filme é inteligente e intrigante fazendo com que algumas pessoas o acharem chato, o que não é. Ganhou o globo de ouro de melhor filme e outros muito premios, um pouco exagerado, já no Oscar foi posto em seu lugar de grande obra mas não tudo aquilo que dizem. Ainda prefiro A origem uehueheuhehuh.
Nota:8,5